Com a celebração da Páscoa, o chocolate, considerado pelas crianças como o símbolo mais importante do coelhinho, tem sem dúvida seu maior período de vendas. Entretanto, um maior consumo do doce gera maiores cuidados com a dentição. Na opinião do dentista Patrick Nasato, há alguns cuidados básicos que devem ser efetuados diretamente. “Uma dica interessante, no que se refere às crianças, seria liberar o consumo das doçuras após as principais refeições, escovando os dentes 15 minutos após o consumo. O “chocolatinho” do meio da tarde, aquele que a amiga trouxe no trabalho, por exemplo, esse sim é perigoso”, diz. “Não temos o hábito de escovar os dentes nesses momentos, assim, o açúcar fica muito tempo alimentando as bactérias que produzem um ácido, destruindo a estrutura do dente e gerando a cárie dental”, explica o dentista. Os doces que levam menos açúcar na sua composição, como o chocolate meio-amargo e amargo, são menos prejudiciais. O recordista em açúcar é o chocolate branco, que seria o menos indicado, na opinião de Nasato.
O profissional indica que sejam feitas três escovações diárias, mas isso é muito relativo às refeições que são feitas. O acompanhamento do fio dental também se torna indispensável para alcançar os lugares mais difíceis da arcada dentária, que também acumulam o maior número de bactérias. “Você pode escovar cinco vezes por dia, mas se estiver escovando errado, de nada adianta. O melhor meio de entender e verificar se a sua escovação está satisfatória é através de um dentista”, indica Nasato. Quanto às crianças, é fundamental que os pais acompanhem tanto sua alimentação quanto sua escovação, uma vez que a quantidade de doces ingeridos é diferente da frequente, o que, por se tornar hábito, acaba se revelando um mal maior. “Deve-se evitar liberar doçuras antes de dormir, pois nossa produção de saliva diminui o que aumenta o risco da formação de cáries”, aconselha.
As pessoas que fazem uso do aparelho ortodôntico precisam ter um cuidado especial na hora de ingerir os chocolates, e um ainda maior na hora da higiene bucal. “É aconselhável que evitar alimentos “duros”, pois podem descolar os braquetes e acabam atrasando o tempo de tratamento inicialmente proposto. Lembre-se que o aparelho retém mais placa bacteriana e a escovação para ser eficaz precisa de mais tempo e de acessórios específicos”, explica o profissional. Segundo ele, fazer o uso correto do fio dental, com movimentos vai e vem e descendo até a região da gengiva uma vez por dia é o suficiente, mas, quanto mais, melhor. Já o exanguante bucal é mais uma forma de aparentar “hálito fresco”, mas os que possuem álcool em sua composição devem ser evitados. Escovar a língua, algo que faz parte dos hábitos de poucas pessoas, também é indispensável, visto que a má escovação da mesma resulta em mau hálito.
“A regra vai ser assim: coma os ovos que você ganhou com carinho, escove os dentes e a língua e passe o fio dental após o consumo. Posso dizer que como de dois a três “quadradinhos” de chocolate meio-amargo todos os dias, geralmente após o almoço. Como amante de chocolate, recomendo que você coma e seja feliz. Vamos parar de complicar a felicidade, ela é mais simples do que parece”, finaliza o dentista.