Ainda existem muitas dúvidas em relação ao uso da escova e pasta dental em bebês e crianças por parte dos pais, por isso vamos reforçar aqui algumas dicas afim de orientar os papais e mamães em mais essa etapa da vida dos filhos.
Ao aparecimento dos primeiros dentinhos é muito comum que os pais se questionem sobre como higienizar corretamente, afinal é um bebê. Será que posso utilizar uma escova e uma pasta dental normal?
Então vamos lá, é muito importante que esses dentinhos que estão nascendo sejam corretamente higienizados, para isso é interessante sim que seja utilizado escova e pasta de dente.
Quais? Em relação a escova é de extrema importância que seja uma escova com a ‘’ cabeça’’ pequena, cerdas macias ou extra macias, e em alguns casos os pais podem estar iniciando a escovação com as dedeiras de borracha, se preferirem, até que o bebê se acostume com a escovação, passando depois então para utilização da escova.
Já em relação a pasta dental, sim é recomendado atualmente que se faça o uso da pasta desde o surgimento do primeiro dentinho, e sim contendo Flúor (pelo menos a quantidade de 1000ppm). Mas o Flúor não faz mal para o bebê? Desde que utilizado na quantidade correta, não causa mal. Então o ideal é que se utilize uma quantidade equivalente a um grão de arroz de pasta dental, realize a escovação e em seguida limpe a boquinha do bebê com uma gaze ou pano umedecido para retirar o que sobrar de pasta. E assim é recomendado que se faça até a criança aprender a cuspir. A partir de então já se pode aumentar a quantidade de pasta para o equivalente a um grão de ervilha, orientando sempre a criança para que não ingira e cuspa tudo fora após a escovação.