Dentes Decíduos

Vamos tirar algumas dúvidas dos papais e mamães sobre os dentinhos do bebê?

A dentição decídua (de leite) é composta por 20 dentes: 10 em cima e 10 embaixo. Por volta dos 6 meses de idade é o surgimento do primeiro dentinho, porém isso não é uma regra, cada criança é única, em algumas o primeiro dente pode nascer aos 4 meses e em outras somente aos 10 meses ou até mesmo 1 ano. O surgimento do primeiro dentinho coincide muitas vezes com o início da introdução alimentar na vida do bebê. Muito se fala sobre as diversas reações que o nascimento dos dentes pode gerar, porém vamos com calma! Não existe um consenso na literatura que comprove os sinais e sintomas exatos relacionados com o nascimento dos dentes de leite. A maior parte dos estudos mostra que a febre ou diarreia não estão associados diretamente com o nascimento dos dentes, ocorrendo sim por alguma outra infecção que coincidiu com o nascimento dos dentes. Como assim? Por exemplo, ao nascer os dentinhos, na região da gengiva, gera um pequeno processo inflamatório, deixado a criança mais propensa a contrair infecções oportunistas as quais podem gerar febre. No geral a criança pode ficar mais irritada e chorona nesse período, ainda vai ocorrer uma maior necessidade de morder objetos (para aliviar o desconforto na gengiva) e vocês mamães e papais podem ajuda-la oferecendo alimentos e bebidas mais frias ou mordedores gelados por exemplo. Além disso, podem, com as mãos higienizadas, massagear suavemente a gengiva do bebê.

Esta imagem ilustra um pouco da cronologia de erupção que, novamente vale ressaltar não é uma regra, cada criança é diferente. Normalmente o primeiro dente a nascer é o incisivo central inferior (o dentinho bem da frente embaixo) e em seguida os números da imagem indicam um ordem que geralmente ocorre.

• Incisivos centrais inferiores;
  • Incisivos centrais superiores;
  • Incisivos laterais superiores;
  • Incisivos laterais inferiores;
  • Primeiros molares Superiores;
  • Primeiros molares inferiores;
  • Caninos Superiores;
  • Caninos inferiores;
  • Segundos molares Inferiores;
  • Segundos molares Superiores.

Lembrando sempre que isso não é uma regra, diversos fatores podem interferir nessa sequência, como a genética e fatores ambienteis.

Leve seu filho o dentista desde bebê, é muito importante que ele tenha acompanhamento.

Odontotim Odontologia & Estética © 2024.